quarta-feira, 1 de julho de 2009

Entrevista com um professor alfabetizador

1) Quanto tempo de experiência na área?
R: 12anos

2) Quantos alunos você tem?
R: 35alunos
3) Qual a metodologia utilizada?
R: Construtivismo Sócio-interacionismo.

4) Você utiliza diferentes gêneros textuais?
R: Sim

5) Como é seu cotidiano escolar?
R: Todos os dias começamos as aulas com música, parlendas e histórias.

6) Você conta histórias para seus alunos?
R: Todos os dias

7) Qual é método de avaliação utilizado?
R: Avaliação contínua gradativa

8) Quanto a utilização de jogos na sala de aula? Quais?
R: Forca, caça-palavras, dominó de palavras e jogo da memória.

9) Como é trabalhada a oralidade dos alunos?
R: Conversa em rodas e recontar as histórias.

10) Como são as atividades de escrita na sala de aula?
R: Trabalhamos recitas parlendas música, adivinhação e textos pequenos.


A entrevista acima foi feita com uma professora do 1º ano do Ensino Fundamental, antigo C.A. A educadora trata seu trabalho com muita seriedade e muito amor a profissão, sua prática é baseada na construção do pensamento da criança segundo as fases de alfabetização de Emília Ferreiro. As construções de seus alunos são de suma importância, pois a mesma determina a fase que a criança se encontra para seja feito um trabalho de qualidade e avançar no desenvolvimento da criança.
Quando questionada sobre o trabalho com oralidade das crianças, falou sobre a importância das histórias, segundo ela são ótimas, pois a educadora trabalha com a recontagem das histórias. Neste contexto a professora contou que as histórias ajudam no trabalho com as regionalidades e quando os personagens têm sotaques é porque moram em outras regiões do país.
A educadora tem uma prática muito rica no ponto de vista da construção do conhecimento, usando os diferentes gêneros textuais na realização de recitas em sala de aula, que adoram e construíram junto um caderno de recitas que fizeram durante um projeto. Os jogos é um de seus métodos mais utilizado em sala de aula, porque neles são trabalhadas as dificuldades ortográficas, além de trabalhar o lado lúdico da criança.

2 comentários:

  1. Alessandra, a entrevista foi uma ideia muito bacana. Faço, porém, algumas sugestões:
    1. Neste tipo de entrevista é sempre interessante que o entrevistado seja incentivado a falar o máximo possível. Assim, as perguntas devem ser o mais abertas possíveis, dessa forma:
    -Em vez de perguntar se "ela usa diferentes gêneros textuais", seria interessante perguntar "que textos utiliza, por quê, como, etc... Ao perguntar se ela "conta his'torias", indague sobre como ela faz, que histórias conta, como os alunos reagem...
    Ao agir assim, você incita a entrevista a fornecer mais informaçoes que ajudem a você a analisar melhor os dados.

    Observe que as respostas da professora ficaram muito "restritas", ou seja, muito vaga. Num próximo exercício como este, procure retirar mais informações... pergunte, peça esclarecimento, indague... Ok? Abs

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  2. Parece-me que você ampliou a análise da entrevista. Estes comentários acrescentados qualificam mais suas reflexões. Você está avançando e demonstrando suas aprendizagens! Muito bom!

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