O jogo de memória é uma ótima atividade para trabalhar com embalagens
A interpretação da escrita antes da leitura convencional passa por vários processos, dentre eles a leitura pelo contexto através de cartazes, livros embalagens, histórias, etc. Neste contexto não como alfabetizar com outros instrumentos, ou ignorar o conhecimento prévio que a criança trás. É a partir desses instrumentos, com a leitura do contexto é que fazemos um trabalho pedagógico de qualidade. Segundo estudos de Emília Ferreiro a criança antes mesmo de fazer a correspondência letra e som elaboram suas próprias hipóteses em relação à leitura, indicam de acordo com o seu contexto.
Para criança as letras impressas em embalagens ou cartazes correspondem ao conteúdo a que designam. Por exemplo, na lata de leite diz leite ou em um relógio está escrito relógio, nesse sentido a criança já entra na escola com um grande repertório de hipóteses, não tem sentido algum tratar as crianças como se ela não tivesse conhecimento algum. Os conhecimentos cotidianos da criança precisam ser valorizados no espaço escolar, porém uma criança apenas com uma figura é capaz de contar uma história maravilhosa só precisam de estímulos por parte de educadores.
Emília Ferreiro fala sobre a função social da escrita, que geralmente as crianças de classe média tem um certo conhecimento sobre essas funções. Que pode caracterizar-se Por sinais de trânsito, bula de remédio, ou um guia de instruções para utilização de um aparelho eletrônico. A função social da escrita também é de domínio da classe mais popular, elas têm idéia da existência da escrita e sabe qual é sua utilidade dentro do seu contexto social. As vezes assemelham-se com algumas funções sociais presente tanto na classe media como na classe popular, como por exemplo embalagens de produtos, ela sabem que as letras servem para identificar o produto, porque não aproveitar esse conhecimento no cotidiano escolar.
Falar de hipóteses feitas pelas crianças no início do processo da leitura e da escrita é falar da lógica que ela utiliza Por elas. Nesse sentido ao longo deste processo a criança formula várias hipóteses e combinam diversas letras a fim de formar diferentes palavras, principalmente quando a criança tem um pequeno repertório de letras. Em suma observando os aspectos dissertados acima podemos dizer que o indivíduo nesta fase tem noção de alguns conceitos matemáticos como a lógica e a idéia de combinatória.
Em síntese os aspectos desenvolvidos acima mostram que a alfabetização deve ser realizada de forma contextualizada e que esse tema discutido há vários anos e em muitas escolas a alfabetização é feita de forma descontextualizada.
Para criança as letras impressas em embalagens ou cartazes correspondem ao conteúdo a que designam. Por exemplo, na lata de leite diz leite ou em um relógio está escrito relógio, nesse sentido a criança já entra na escola com um grande repertório de hipóteses, não tem sentido algum tratar as crianças como se ela não tivesse conhecimento algum. Os conhecimentos cotidianos da criança precisam ser valorizados no espaço escolar, porém uma criança apenas com uma figura é capaz de contar uma história maravilhosa só precisam de estímulos por parte de educadores.
Emília Ferreiro fala sobre a função social da escrita, que geralmente as crianças de classe média tem um certo conhecimento sobre essas funções. Que pode caracterizar-se Por sinais de trânsito, bula de remédio, ou um guia de instruções para utilização de um aparelho eletrônico. A função social da escrita também é de domínio da classe mais popular, elas têm idéia da existência da escrita e sabe qual é sua utilidade dentro do seu contexto social. As vezes assemelham-se com algumas funções sociais presente tanto na classe media como na classe popular, como por exemplo embalagens de produtos, ela sabem que as letras servem para identificar o produto, porque não aproveitar esse conhecimento no cotidiano escolar.
Falar de hipóteses feitas pelas crianças no início do processo da leitura e da escrita é falar da lógica que ela utiliza Por elas. Nesse sentido ao longo deste processo a criança formula várias hipóteses e combinam diversas letras a fim de formar diferentes palavras, principalmente quando a criança tem um pequeno repertório de letras. Em suma observando os aspectos dissertados acima podemos dizer que o indivíduo nesta fase tem noção de alguns conceitos matemáticos como a lógica e a idéia de combinatória.
Em síntese os aspectos desenvolvidos acima mostram que a alfabetização deve ser realizada de forma contextualizada e que esse tema discutido há vários anos e em muitas escolas a alfabetização é feita de forma descontextualizada.
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ResponderExcluirEsta reflexão sobre a importÂncia dos jogos no processo de alfabetização, principalmente, em se tratando do jogo da memória é fundamental para o desenvolvimento da leitura e da escrita. A memória é fundamental para o processo de aquisição de determinados conhecimentos. Porém, ela não deve ser utilizada como forma de "guardar informações" de maneira mecânica
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