A construção do portifólio eletrônico durante o curso foi crescendo qualitativamente semana a semana. Isso foi um ganho inestimável, pois além de ser um novo instrumento avaliativo o blog nos obrigou a ter produções semanais, não como em outras disciplinas uma avaliação ao meio do curso e outra ao fim do semestre. Neste contexto o nível de conhecimento aumentou de maneira muito positiva, hoje me sinto preparada para de falar de questões que antes não era, como por exemplo, a alfabetização. A prática melhorou qualitativamente, porém o que é nossa prática? É o amadurecimento teórico e as pessoas precisam entender esta questão, porque hoje se observa muito que os educadores não compreendem esta relação, e dizem que a prática anda muito distante da teoria.
A respeito dos descritores gerais infelizmente não foi possível cumprir todos de maneira integral, por conta do tempo e a falta de habilidade com a ferramenta. Na questão tecnológica foi um avanço em várias questões, mas faltaram algumas como postar um vídeo. O que foi de uma enorme frustração, porém há vários vídeos que poderiam ilustrar o que foi escrito durante as postagens. Conhecimento a respeito dos textos foi de grande conhecimento teórico, nesse sentido os textos forma voltados de como as crianças concebem o conhecimento e entender este processo é fundamental para um educador. Foi possível compreender que temos várias maneiras de ilustrar nossas aulas, trazendo um enriquecimento único. E o mais importante é que os recursos podem ser usados em qualquer realidade é só uma questão de adaptação.
Sobre os descritores individuais, esses foram cumpridos na medida do possível, pois apesar de ter perdido a senha do blog no início do curso as postagens foram feitas,mas com um pouco de atraso. Na relação teoria e prática foi um dos descritores mais respeitados, esta relação foi feita durante todas as postagens, pois este é um dos descritores mais importantes. Os recursos audiovisuais foram cumpridos em parte como já foi dito nesta avaliação.
Em suma a elaboração do portifólio foi processual e contínua, no preenchimento da ficha da primeira socialização houve um avanço em relação a segunda principalmente no cumprimento dos prazos.
A respeito dos descritores gerais infelizmente não foi possível cumprir todos de maneira integral, por conta do tempo e a falta de habilidade com a ferramenta. Na questão tecnológica foi um avanço em várias questões, mas faltaram algumas como postar um vídeo. O que foi de uma enorme frustração, porém há vários vídeos que poderiam ilustrar o que foi escrito durante as postagens. Conhecimento a respeito dos textos foi de grande conhecimento teórico, nesse sentido os textos forma voltados de como as crianças concebem o conhecimento e entender este processo é fundamental para um educador. Foi possível compreender que temos várias maneiras de ilustrar nossas aulas, trazendo um enriquecimento único. E o mais importante é que os recursos podem ser usados em qualquer realidade é só uma questão de adaptação.
Sobre os descritores individuais, esses foram cumpridos na medida do possível, pois apesar de ter perdido a senha do blog no início do curso as postagens foram feitas,mas com um pouco de atraso. Na relação teoria e prática foi um dos descritores mais respeitados, esta relação foi feita durante todas as postagens, pois este é um dos descritores mais importantes. Os recursos audiovisuais foram cumpridos em parte como já foi dito nesta avaliação.
Em suma a elaboração do portifólio foi processual e contínua, no preenchimento da ficha da primeira socialização houve um avanço em relação a segunda principalmente no cumprimento dos prazos.
Alessandra, a sua reflexão sobre o processo de construção do portfólio eletrônico demonstra, de forma muito objetiva, o que representou esta forma de avaliação para você. Espero que este desafio, que não foi vivenciado sem conflitos, tenha, no final, representado um avanço em seus conhecimentos e em suas aprendizagens. Parabéns por ter enfrentado e vencido este desafio. Só faremos a diferença na educação quando ousarmos em utilizar inovações no processo de aprender.
ResponderExcluir