domingo, 26 de julho de 2009

Síntese conclusiva

Durante a elaboração do portifólio o tema central foi à questão da alfabetização na construção do conhecimento do indivíduo fazendo sempre uma relação entre a teoria e prática. Os textos trabalhados em sala foram de suma importância para disciplina, fazendo com que o tema central fosse entendido.
Neste contexto foi possível entender que o trabalho do professor é fundamental no processo de construção do conhecimento. A aquisição da leitura e da escrita deve ser encarada com muita responsabilidade e competência, por isso é preciso compreender conceitos pelos quais a criança passa até a aquisição da leitura e da escrita. As construções de hipóteses servem para que o professor identifique a fase em a criança encontra-se e aí indicar meios e atividades para assim a criança avançar nessa construção. Durante a elaboração do portifófio foi possível observar que a criança da classe média não aprende com mais rapidez porque vive em um mundo letrado, porém todos nós vivemos numa sociedade letrada, seja nas embalagens dos produtos que compramos em um supermercado.
Não obstante é preciso entender que tomar conhecimento da fase em que o aluno se encontra somente não produz aprendizagem. O educador terá que promover meios para que o aluno avance no processo. Nesse sentido não existe receita de bolo para alfabetização, o que foi dado durante o período foi apontamentos sobre o tema, pois o educador reflexivo antes de estabelecer métodos para trabalhar com sua turma precisa conhecer antes de tudo a realidade em que o aluno está inserido, portanto a alfabetização antes de tudo é uma questão social.

Um comentário:

  1. A síntese ficou boa, mas poderia ter apresentado uma retomada desde o primeiro texto até o último, buscando estabelecer uma relação entre todos eles.

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