quarta-feira, 20 de maio de 2009

Processos iniciais da Leitura e da escrita



Este texto trata de questões de suma importância no processo de aquisição de leitura e escrita no início da alfabetização. Nesse sentido a idéia de utilizar rótulos que a criança está acostumada a vivenciar em seu cotidiano, facilita e muito o processo ensino-aprenizagem
Outra ferramenta importante para trabalhar em sala de aula são os gêneros textuais como: carta, poesia. Conto de fadas, textos jornalísticos, etc. A criança precisa entrar em contato com essa diversidade textual, para que se torne um indivíduo pensante e crítico de sua realidade.
Uma forma lúdica de trabalhar tais temas é muito importante como contar diferentes tipos de histórias logo que as crianças chegam, elas entrarão em contato com um mundo maravilhoso da leitura e escrita, e assim despertar para este prazer. Levando textos já escritos, também é uma ótima idéia, para mostrá-los o texto pronto entrando em contato com o mundo da escrita. Neste contexto provocar a escrita espontânea é muito importante para torná-los mais criativos.
Em síntese o processo de alfabetização terá que ser muito rico, no sentido de diversidade de recursos, como por exemplo, a diferentes gêneros e a ligação direta com a sua realidade. Desta forma a escola não se tornará um mundo diferente do qual a criança vive.


A imagem acima é um exemplo de atividade que podemos trabalhar com a criança no início da alfabetização,pois rótulos estão presentes na vida de qualquer criança. Só devemos tomar cuidado no rótulo que vamos utilizar, para isso temos que ter consciencia da realidade que a criança está inserida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário