quarta-feira, 27 de maio de 2009

Tipologia e gêneros textuais

Tipologia textual
Texto descritivo:
A descrição assemelha-se ao retrato. Num retrato observa-se detalhes. Numa descrição é preciso que o autor chame a atenção para determinadas características do ser.
A descrição procura transmitir ao leito a imagem que se tem de um ser mediante a percepção dos cinco sentidos: tato, gustação, olfato, visão e audição.

Texto narrativo:

A narração é a forma de decomposição que consiste no relato de um fato real ou imaginário. É como se acabássemos de assistir a um filme e contássemos a história sem colocar a nossa opinião.
O texto narrativo compõe-se de extrapolação, enredo e desfecho, e os elementos centrais são as personagens, as ações e as idéias.

Texto Dissertativo:

A dissertação é a forma de composição que consiste na posição pessoal sobre determinado assunto.
a) Expositivo: consiste numa apresentação, explicação, sem o propósito de convencer o leitor. Não há intenção expressa de criar debate, pela constatação de posições contrárias às nossas.
b) Argumentativo: consiste numa opinião que tenha que convencer o leitor de que a razão está ao lado de quem escreveu o texto, para isso lança-se mão de um raciocínio lógico, coerente, baseado na evidencias de provas.
Fonte: Moderna gramática portuguesa de Evanildo Bechara.
Gêneros textuais
Os gêneros textuais ocorrem em diferentes situações:
· Bilhete
· Carta
· Poema
· Receita
· Bula de remédio
· Manual de instruções, etc.

É importante evidenciar que a criança no cotidiano escolar deve entrar em contato co todos esses gêneros textuais. Já que a vida na escola não pode ser uma realidade diferente da qual ele vive no mundo.
Neste contexto a criança precisa identificar esses diferentes gêneros e quando utilizá-los em diversas situações da vida, como ler uma bula de remédio ou fazer uma redação do vestibular ou quando a banca pede um determinado tipo de texto o aluno precisa saber diferenciar os tipos de textos.
A prática pedagógica pautada nesses moldes descritos no parágrafo anterior deve ser direcionada desde muito cedo na criança principalmente na classe de alfabetização que é quando o indivíduo entra no mundo da leitura e da escrita. Nesse sentido alfabetizar por meios de textos e apresentar diversas variedades textuais existentes.



Um comentário:

  1. Alessandra, a pesquisa sobre gêneros e tipos textuais está adequada. Você conseguiu compreender as diferenças e os aspectos característicos de cada um desses conceitos. Sobre o texto "Contextos de Alfabetização", você iniciou a discussão. Sugiro que aponte os contextos apresentados pelas autoras e que explique-os conforme sua compreensão. Procure estabelecer relação entre teoria e prática.

    ResponderExcluir